Comunidade de Marcelino mantém viva tradição de Corpus Christi

Compartilhe:

IMG_3399     A comunidade de Linha São Paulo em Marcelino Ramos é uma das poucas da região que ainda mantém viva uma das mais antigas e importantes tradições da Igreja Católica. Na manhã desta quinta-feira (04) a equipe de reportagem do Portal de Marcelino esteve na sede da comunidade para acompanhar de perto a comemoração de Corpus Christi que é a celebração do sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Todos os anos a comunidade se mobiliza numa programação especial e dedica horas para confecção do tradicional tapete, uma tradição que surgiu em Portugal e que foi trazida para o Brasil com os colonizadores. Desenhos variados, mas enfocando principalmente o tema Eucaristia, foram usados no tapete que formou um grande círculo em frente a capela. O material usado foi serragem, terra, cinza, flores e ciprestes. Ao longo do itinerário foram implantados três santuários. Durante a celebração da missa, que iniciou por volta das 10hs, um dos religiosos, fez questão de ressaltar a devoção da comunidade que mantém esta tradição de celebrar o Corpo de Cristo. “ Para muitos desta nova geração é um dia comum e estas celebrações vãos e perdendo” citou ele. A missa foi celebrada pelo Padre José.

Logo após a comunidade saiu em procissão, sendo escoltada, por crianças que se transformaram em anjos. No primeiro altar, bem próximo da Igreja, o tema de pregação foi comunidade. Os religiosos destacaram a importância de se manter o sentido amplo da palavra em toda sua plenitude. Dezenas de pessoas participaram da programação que contou com almoço festivo e matinê. A comunidade de Linha São Paulo em Marcelino Ramos, através deste evento, dá exemplo de devoção, principalmente mantendo esta tradição viva.

Um comentário em “Comunidade de Marcelino mantém viva tradição de Corpus Christi

  • 6 de setembro de 2015 at 10:03

    Muito bonito, mas faltou o anjos negros!??.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>