Foto histórica mostra enchente no antigo Balneário de Marcelino Ramos

Compartilhe:

O Portal de Marcelino segue com sua missão de registrar os fatos e acontecimentos, mas também cumprindo o papel de resgatar a história do nosso município.

Esta semana foi postado nas redes sociais uma foto que mostra a grande cheia do Rio Uruguai em 1983. A imagem, postada por Ingrid Thurm Valerio, que reside em Brasília, foi feita no antigo balneário que ficava nas margens do lago onde hoje está o prédio do shopping e o centro de eventos. A água cobriu praticamente todo balneário, atingindo a casa de máquinas que está no centro da foto, os chuveirinhos à esquerda e a antiga piscina à direita, bem como os barracões que ficavam nos fundos. “Lembro bem deste dia, lacrei quase 24 horas de trabalho, muitas mudanças, muitos animais resgatados. Depois disso no balneário foi recuperado tudo e colocado muito mais ai, ajudei na reconstrução da lanchonete do dona Olga, eu eos saudosos nego Siso e Vilsom Boca de burro, depois disso nosso saudoso grande Homem prefeito Valmor Barp compôs uma turma para a construção da sonhadas piscinas tendo como mestre de obras o saudoso Geraldo Alan Kardec da Rosa, onde eu ele e o Saudoso Alfredo Stein esquadramos a área para inicio da obra das piscinas” comentou Paulo Jost, Brigadiano aposentado.

Outro depoimento é da professora Aira Bertolla Reisner. “Trablhamos a noite toda retirando os móveis e objetos do balneário e das lanchontes. Ficamos cuidando o Rio pois a água subia muito ligeiro e estava sujeito entrar na nossa casa.As 4 h da manhã tiramos nossa mudança da casa. Tudo jogado em cima dos caminhões caçamba da prefeitura. Já não tínhamos muita coisa e quase tudo foi quebrado.Passamos por maus momentos” comentou a professora, cujos pais trabalhavam no antigo balneário.

Uma foto inédita, que muitos nunca visualizaram. Com a construção da barragem todo balneário foi deslocado para a área acima da estrada, numa região protegida e longe dos riscos da cheias.

20841762_1471617846265781_4979045433396033562_n

Um comentário em “Foto histórica mostra enchente no antigo Balneário de Marcelino Ramos

  • 17 de agosto de 2017 at 07:34

    Só quem conheceu o rio Uruguai-Pelotas (antes do represamento pela Barragem de Itá) e o antigo Balneário de Marcelino Ramos sabe o que significa esse volume de água provocado pela enchente de 1983. Não estava mais aí nessa época, mas conheço o balneário desde o seu início na década de 1970.
    Fotos como essa merecem ser divulgadas (como está sendo),para que os mais novos conheçam ainda mais a nossa história.
    Neri Biavatti
    Radialista
    Panambi – RS

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>