Lançado em Marcelino Ramos projeto para salvar o prédio da Estação Ferroviária

Compartilhe:

O projeto “Estação Viva” entrou literalmente nos trilhos na tarde deste sábado (03) em Marcelino Ramos.Criado pela Associação Amigos da Ferrovia, o projeto tem por finalidade principal salvar o que sobrou do prédio da Estação Ferroviária de Marcelino Ramos que está ruindo pela ação do tempo. A Associação, formada por um grupo de voluntários dos mais diversos segmentos da sociedade, tem travado verdadeiras batalhas burocráticas para conseguir viabilizar um projeto amplo e que vai exigir, além do trabalho voluntário, recursos financeiros na ordem de R$ 150 mil numa primeira etapa.

O presidente da Associação Amigos da Ferrovia, Jonas Kerber, explicou ao Portal de Marcelino que o primeiro passo será a recuperação do telhado do prédio. Vigas que dão sustentação ao telhado na plataforma de embarque terão que ser substituídas em determinados pontos, além de outras várias melhorias necessárias na cobertura. Também será melhorado o espaço para os comerciantes que vendem seus produtos no local nos dias de passeio de trem e implantado um Café num projeto moderno visando o bem estar do turista e da comunidade de Marcelino que terá mais uma alternativa na área da gastronomia. O projeto, que foi exposto na tarde deste sábado através de fotos, prevê ainda a construção de um mirante sob o lago e com boa visibilidade para a ponte. É um projeto amplo e que exigirá um esforço muito grande todos para se tornar real. A campanha lançada hoje visa arrecadar recursos financeiros, mão de obra, materiais de construção e até transporte, em razão da necessidade de frete de materiais. Pela importância histórica e cultural deste patrimônio acredita-se que haverá um retorno positivo por parte da comunidade que a partir já desta segunda-feira poderá fazer suas doações.

Como doar

Para doar qualquer quantia em dinheiro existem duas formas. Depósito em banco ou entrega aos diretores da Associação. Segue as contas da Associação Amigos da Ferrovia:

Banrisul: Agência 0730 Conta Corrente:410559950-1

Sicredi: Agência 0217 Conta corrente 43156-0

CNPJ: 16.8987890001-80

Pessoas autorizadas a receberem valores: Jonas Keber, Kátia Kérber, Cissa Detoffol Bez Luchini, Marcelo Santos, Irineu Isoton, Lourdes Isoton, Andrigo Mileski e Rodrigo Vechi.

Assista entrevista com Jonas Kerber, presidente da Associação Amigos da Ferrovia, que explica como será desenvolvido o projeto:

O prefeito de Marcelino Ramos, Juliano Zuanazzi, também falou sobre este momento importante para o município

 

IMG_9275 IMG_9276 IMG_9277 IMG_9282 IMG_9285 IMG_9291 IMG_9292 IMG_9300 IMG_9308 IMG_9312 IMG_9313 IMG_9314 IMG_9318 IMG_9319 IMG_9320 IMG_9339 IMG_9341 IMG_9344

3 comentários em “Lançado em Marcelino Ramos projeto para salvar o prédio da Estação Ferroviária

  • 23 de janeiro de 2018 at 19:58

    Meu Deus!!! … que tristeza de ver a Estação caindo aos pedacos, que nos meu tempo de criança e adolescente costumava passar a caminho de Erechim. Em uma das viagensquando adolescente, eu e um amigo meu dormimos no banco da estação por que nao tínhamos dinheiro para pagar o hotel e pegar o trem que saia para Erexim logo cedo de manha. Tenho saudades destes tempos. Hoje me revolta ver isto e outras coisas mais que o povo permite fazer com seu patrimônio histórico.
    Somado a isso está irresponsabilidade dos setores publico com o seu patrimônio histórico. Esta ferrovia tem muita historia e está diretamente relacionada com lugar, com a regiao, enfim com a sua cultura. As pessoas deveriam se esclarecer melhor da sua própria historia. As escolas aí contam para seus alunos sobre o papel desta ferrovia no desenvolvimento e progresso da regiao e do país? Parabéns a esses brasileiros de bem aí de Marcelino Ramos pela sua iniciativa. Depois de pronta restauração, por favor nao convidem nenhum político para a inauguração para nao contaminar o lugar.

    Reply
  • 21 de junho de 2017 at 10:34

    Parabéns pela iniciativa, e tenho certeza que vai dar tudo certo

    Reply
  • 3 de junho de 2017 at 20:17

    Parabéns pela iniciativa.
    É de pessoas assim que o Brasil precisa.
    Grande exemplo.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>