Seminário “Turismo para todos” valoriza potenciais turísticos de Marcelino Ramos

Compartilhe:

Preocupados com o futuro do Turismo de Marcelino Ramos a Ortus Consultoria, através do Projeto Jovem Cidadão, em parceria com a Associação dos Comerciantes do Balneário de Marcelino Ramos (ASCOBOL) e Prefeitura Municipal realizou de 7 a 9 de novembro o Seminário “Turismo para todos”. O evento contou com mais de 100 participantes e teve como objetivos promover o envolvimento e a articulação de jovens com outros atores interessados no desenvolvimento turístico de Marcelino Ramos e região, contribuindo para o compartilhamento do conhecimento empírico sobre os atrativos, as vocações e outras potencialidades turísticas municipais. Além disso, buscou também incentivar a avaliação participativa do cenário atual e o desenho de expectativas e cenários futuros para o desenvolvimento e a integração do turismo de Marcelino Ramos.

O Projeto Jovem Cidadão foi viabilizado através do Fundo da Infância e Adolescência, com recursos da ENGIE Brasil Energia e Itá Energética – ITASA. O projeto tomou forma através de um grande diagnóstico realizado com o jovens do Município, o qual foi traduzido em uma publicação lançada no começo de 2017, chamada “Qual é a tua?”. Através dela foram embasadas as etapas seguintes. A etapa atual, chamada “Competências Locais” já promoveu três grandes eventos: a Semana da Cidadania, a Semana da Juventude Rural e o Seminário Turismo para Todos. O Seminário trouxe profissionais de diversas áreas ligadas ao turismo para expor e auxiliar o debate sobre as potencialidades do turismo na região, contando com rodada de palestras, dinâmicas participativas e grupos de trabalho. Um dos pontos altos do evento foi uma pesquisa desenvolvida e apresentada por jovens alunos do município sobre o turismo, a partir de entrevistas realizadas com mais de 250 pessoas, praticamente 5% da população de Marcelino Ramos.

O município de Marcelino Ramos descobriu o seu potencial turístico e faz a lição de casa investindo na formação e competência locais. “Nós e nossos parceiros acreditamos ser possível e necessário impulsionar o papel dos jovens no âmbito municipal, tanto pela formação de competências locais quanto pelo fortalecimento de valores de cidadania”, afirma Guto Costa, um dos organizadores do seminário. A ideia, segundo ele, é buscar valorizar os atributos e as vocações de Marcelino Ramos, com foco diferenciado nos jovens do meio rural e urbano.

Para Reginaldo de Oliveira, gerente da Itá Energética – ITASA é importante apoiar este tipo de projeto, pois ele aborda e encaminha soluções para problemas atuais vivenciados pelas comunidades. “Tivemos a oportunidade de discutir com diversos segmentos da comunidade as maneiras e formas de conduzir soluções adequadas em relação aos jovens Marcelinenses, o município possui um grande potencial turístico, e o mesmo pode contribuir para o futuro da juventude, pelo fato de ser um dos principais setores que movimenta a economia”, finalizou Reginaldo.

 

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>