Criatividade: Aposentado de 91 anos cria embarcação com gabinetes de geladeira

Compartilhe:

     DSC01656Aos 91 anos um morador de Alto Bela Vista (SC) realizou um sonho. Construir sua própria embarcação e navegar pelas águas calmas do lago da Usina Hidrelétrica de Itá. Com uma engenharia naval caseira, o aposentado Olípio Lohmann, com auxílio do filho Nelson e do genro Dirceu Becker, construiu uma embarcação de 4 metros de comprimento por 62 centímetros de largura. O detalhe que mais chama atenção no projeto naval é a utilização de 3 gabinetes de geladeiras que foram reaproveitados. Para deixar pronta a embarcação, batizada de “Bela Vista I”, foram dias de serviço, 1.816 rebites, 843 parafusos e pelo menos 9,5 quilos de silicone.

     A equipe do Portal de Marcelino foi convidada para o ato inaugural que aconteceuDSC01614 nesta quarta-feira (01º). A estreia do “Bela Vista I” foi nas águas calmas do Rio 37 Passos, um dos afluentes do lago da Usina de Itá, entre Bela Vista e Peritiba. Uma verdadeira operação de guerra foi preparada para transportar a invenção da cidade até o porto onde seriam realizados os primeiros testes. Em clima de expectativa e de muita apreensão, parentes testemunharam a viagem inaugural. A estabilidade da embarcação está em quatro galões de 20 litros que foram anexados nas duas laterais. A avaliação dos testes foi  considerada positiva. O inventor Olípio Lohmann informou que vai promover alguns ajustes no projeto, principalmente para garantir uma maior estabilidade e segurança. Aos 91 anos o sonho se transformou em realidade e serve de exemplo de reaproveitamento de material, que muitas vezes ficam depositados em terrenos baldios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Chat with us on WhatsApp