Filme “Assalto ao Trem Pagador” teve cenas gravadas em Marcelino Ramos

Compartilhe:

trem-pagadorUm docu-drama em forma de filme, que está fazendo sucesso de bilheteria em SC e RS, teve algumas cenas e depoimentos gravados em Marcelino Ramos. Equipes de produção estiveram na cidade em 2011 com toda estrutura cinematográfica para capturar as imagens que enaltecendo um dos principais cartões postais de nossa cidade: A ponte rodoferroviária. Trata-se do filme “O Assalto ao Trem Pagador”. Em 56 minutos, historiadores, ferroviários aposentados e demais colaboradores fazem parte do filme, que conta com 85 atores no elenco, 40 de Piratuba. As principais cenas, a do assalto ao trem, por exemplo, foram gravadas em Piratuba.

 O filme dramatiza cenas do ano de 1909, na época em Campos Novos, hoje Pinheiro Preto, na região do Contestado. A estrada de ferro que liga São Paulo ao Rio Grande do Sul estava em construção e o Trem Pagador fazia o transporte do dinheiro dos operários da obra.  O ferroviário Zecca Variano tinha uma equipe de trabalho e segundo a história, a “Brazil Railway Company”, empresa responsável construção da ferrovia, atrasava os pagamentos. Sem nenhum contrato e com funcionários para pagar, Vacariano planejou e executou o assalto, com ajuda de alguns comparsas. A história se espalhou e virou notícia em vários países, como maior atentado financeiro da história.

 No documentário o assaltante Zeca Vaccariano é interpretado pelo radialista Tchê Mandes. “É um orgulho poder fazer parte desta produção que vai imortalizar e divulgar esta história fascinante da nossa região. Uma história que sem dúvida é muito importante para todos estes municípios que surgiram desta estrada de ferro”, destaca. “A história está contada, está nas telas, agora basta o público interpretar e decidir se o Vaccariano foi um bandido ou um defensor dos ferroviários oprimidos”, pontua Tchê Mendes.

O filme já foi exibido em Erechim e há possibilidade de uma sessão em Marcelino Ramos, segundo o diretor Ernóy Mattielo.

Assista o trailer do filme:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Chat with us on WhatsApp