Morre em Marcelino Ramos o empresário Waldemar dos Santos

Compartilhe:

Marcelino Ramos perde mais um empresário que ajudou a construir a história da nossa cidade e um dos pioneiros no sul do Brasil no transporte aquático. O empresário Waldemar dos Santos, natural de Paim de Filho, mas que chegou em Marcelino Ramos em 1962, fez sua sua “última travessia” nas primeiras horas da manhã, numa viagem rumo a “nova morada”. Morador da rua Independência,ele faleceu com 89 anos deixando um legado e sua marca cravada na história.

Waldemar dos Santos herdou do pai Fortunato dos Santos a paixão por balsas. Ele iniciou sua trajetória no transporte aquático em 1940, ao lado do pai, no município de Paim Filho onde fazia a travessia no Rio Forquilha. Ainda jovem, adquiriu experiência e muito conhecimento na área, principalmente na fabricação de embarcações, que para a época eram extremamente importantes.

Com visão de empreendedor e incentivado pelo pai que era da área, Valdemar partiu rumo a Marcelino Ramos onde atracou em nossa cidade no ano de 1962. A primeira balsa foi adquirida da Indústria Vecchi, medindo 26 metros e com capacidade para 35 toneladas. Além de Marcelino Ramos, Waldemar dos Santos foi proprietário de mais quatro balsas: em Campinas do Sul, Nicolau Vergueiro, Machadinho e Piratuba. Entre os anos de 1972 e 1978 ele aventurou pelo norte do Paraná explorando o transporte aquático no município de Umuarama (PR). Depois de 6 anos naquela região, vendeu as balsas e o ponto para um banqueiro, pelo valor de 3,5 milhões (valor da época). Com o dinheiro ,investiu no comércio de Marcelino adquirindo as “Casas Uruguai” ficando com a loja por cerca de 12 anos, mas nunca se afastando da balsa.

Em 2013 logo após uma reportagem especial produzida pelo Portal de Marcelino ele recebeu o título de cidadão Marcelinense. CLIQUE AQUI PARA LER

O sepultamento acontece nesta segunda-feira, dia 15.
balsa ok

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Chat with us on WhatsApp