Secretaria de Educação prepara retomada do ano letivo

Compartilhe:
A Secretária de Educação de Marcelino Ramos, Jaqueline Beal Gudóski, divulgou nesta semana uma nota a respeito dos encaminhamentos que estão sendo tomados visando o retorno das aulas presenciais na rede pública municipal. Um plano está sendo cuidadosamente elaborado de forma conjunta com vários setores para garantir o máximo de segurança aos professores, alunos e servidores das escolas.
Leia abaixo na íntegra a nota emitida pela Secretaria Municipal de Educação:
 
“Diante deste cenário que estamos enfrentando, é necessário planejar ações que atendam com segurança as mudanças educacionais e sociais que vão ocorrer. Diante da complexidade, frente a pandemia Covid-19, medidas necessitam ser adotadas, porém esta construção precisa estar atrelada aos setores da saúde, assistência social e as políticas públicas que atendam os direitos das crianças e adolescentes e direcionam as ações neste momento onde as questões sanitárias são determinantes.Neste sentido, a SMEC de Marcelino Ramos precisa trabalhar de forma articulada com estes setores, amparando-se na tomada de decisões.
 
O retorno das aulas precisa ser planejado cuidadosamente, visando a adoção de todos os protocolos sanitários para evitar ao máximo o contágio entre os profissionais da Educação, os estudantes e suas famílias e responsáveis.Para que este planejamento ocorra de maneira cuidadosa, no dia 03/02 faremos uma reunião com as direções das escolas municipais para compor o Plano de Retorno Presencial, contendo informações e orientações importantes sobre o distanciamento dos estudantes nas salas de aula e espaços da escola, a higienização de ambientes e pessoal, o transporte escolar, a alimentação e demais aspectos que servirão de base para a retomada presencial de maneira segura.Também, será estruturado o plano pedagógico para recuperação das aprendizagens, com avaliações diagnósticas dos estudantes, bem como, as ações de monitoramento de todos os aspectos que se relacionam a aprendizagem dos estudantes e sua participação efetiva no espaço da escola.
Os professores do Sistema Municipal também serão envolvidos neste processo. Ao retornarem das férias, iniciam-se momentos de estudo e aprofundamento dos protocolos sanitários vigentes e realiza-se a organização dos espaços e materiais escolares para acolher aos estudantes.Reforçamos que, embasados nas determinações e decretos do Estado do Rio Grande do Sul, enquanto SMEC entendemos que este retorno deve acontecer de forma escalonada, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre os estudantes e também o atendimento de 50% da turma. Diante deste contexto, organizaremos os grupos das turmas de modo que um grupo esteja presencial em uma semana e o outro grupo tenha acesso ao mesmo conteúdo de forma remota, invertendo os grupos na semana seguinte. Essa decisão está sendo estudada e analisada e junto ao nosso quadro e assim que for definida comunicaremos aos responsáveis pelos estudantes.

Um comentário em “Secretaria de Educação prepara retomada do ano letivo

  • 29 de janeiro de 2021 em 12:33

    Bom Dia, por favor, este predio grande na foto da materia da secretaria de educacao, fica em qual
    endereco, e para que serve.
    Grato

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Chat with us on WhatsApp